-->

Quem sou eu

Sou Lucienne, natural de Três Lagoas - MS,professora da rede pública estadual,habilitada em Geografia, leciono na Escola Carlos Irigaray Filho, como profissional já atuei exercendo as funções de coordenadora pedagógica e diretora.Tenho uma linda família e 02 filhos maravilhosos: Tiago Agricio e Lizandra Maria.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exercício - Vestibular - Movimentos Migratórios

Exercício: Movimentos Migratórios (UFPB 2008)


Observe a figura.



(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:
I. O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.
II. Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.
III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.
IV. A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.

Está(ão) correta(s) apenas:
A) I, III e IV
B) I e IV
C) I e III
D) II e III
E) I, II e IV
Resposta: Letra A

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-e-emigracao/exercicios/

Nenhum comentário: